O acrílico é um polímero feito de derivados do petróleo que ganhou muita popularidade por ser um material termoplástico que, diferente de materiais termofixos, são de fácil reciclagem, não precisando de produtos químicos caros para esse processo.
Além disso, é considerado um material nobre devido sua resistência, vida útil, manuseabilidade e diversos outros fatores que fazem o acrílico ser uma ótima alternativa em detrimento do vidro, por exemplo.
Com essa popularização do acrílico, temos visto esse material cada vez mais presente em artigos de uso diário e comum, além de estar presente em diversos ambientes como escritórios, lojas e até mesmo nas residências.
E por causa dessa popularização, vem aumentando também a busca por formas de como cuidar e fazer a limpeza do acrílico, uma vez que, se feita de maneira errada, pode causar danos à estrutura desse material como riscos e manchas.
Por isso, nesse texto, vamos trazer informações e dicas importantes para responder de uma vez por todas a dúvida de muitas pessoas que é: Como limpar o acrílico?
Dicas para proteger seu acrílico
Além de saber fazer uma boa limpeza, é muito importante saber também como manter a superfície do seu acrílico protegida por mais tempo, evitando manchas e riscos nos primeiros meses e até anos de uso. Aqui estão as nossas dicas:
- Dependendo da procedência da chapa de acrílico, ela pode vir com um filme de proteção. Se possível, mantenha esse filme pelo maior tempo possível, pois ele evita danos menores à superfície do acrílico.
- Se for armazenar o acrílico, evite que fique em locais expostos a luz solar direta e com temperaturas extremas. Mesmo que o acrílico seja um material muito resistente, ele pode sofrer certas deformações nessas condições.
- Uma das principais razões para o aparecimento de rachaduras e lascados em acrílico são os impactos e quedas. Por isso, tenha muito cuidado ao manusear seus objetos e chapas de acrílico para que elas não caiam.
Passo a passo para limpar seu acrílico sem danificá-lo
Agora, para resolver de uma vez por todas a dúvida “como limpar o acrílico?” trazemos o passo a passo desse processo sem causar danos.
Primeiramente, é importante saber que por ser uma superfície lisa e não aderente, ao contrário de materiais emborrachados, por exemplo, o acrílico tem sua limpeza muito facilitada, principalmente quando se trata simplesmente de tirar poeira.
Para remover a poeira da superfície do acrílico sem danificá-lo, é preciso apenas um pano ou um espanador, assim como é feito com qualquer móvel de sua casa.
Agora, se você quer retirar manchas, marcas engorduradas e de dedos, é necessário um pano limpo e úmido em conjunto com algum sabão neutro ou detergente.
É muito importante destacar que esse pano não pode ter sido usado anteriormente, deve estar limpo, pois sujeiras e partículas de poeiras presentes no pano podem riscar a superfície de acrílico. Você também pode lavar a superfície com água gelada.
Como o acrílico pode riscar com uma certa facilidade durante a limpeza, é muito importante nunca utilizar nenhum material de superfície abrasiva como esponjas ou superfícies de materiais metálicos. Esses materiais podem tirar todo o brilho e beleza do acrílico.
É de extrema importância ressaltar que a limpeza das superfícies de acrílico devem se restringir ao uso de sabão e água.
A utilização de alguns produtos de limpeza com características solventes como álcool, gasolina, tinner ou outras substâncias do mesmo gênero, podem acabar penetrando a estrutura do acrílico, causando microfissuras e um efeito de embranquecimento. A esse efeito causado pelos solventes damos o nome de “crazing”.
Agora, uma grande vantagem do acrílico é poder remover pequenos riscos. Isso pode ser feito com uma flanela limpa combinada com o uso de algum material para lustrar móveis e plásticos, ou também com cera automotiva.
Após isso, é só retirar o excesso de cera com outra flanela limpa e seca. Para retirar arranhões mais profundos você pode contratar uma empresa que faz polimento industrial com produtos abrasivos e discos de polimento.
Uma última dica é que, ao fazer a limpeza e polimento, de preferência use panos e flanelas que não soltem fiapos e que sejam antiestática. Isso ajuda muito na retirada de poeiras, evitando riscos.
Com todas essas dicas, agora você está preparado para cuidar e manter a beleza e qualidade dos seus pertences e chapas de acrílico.